Página Inicial / homepage  -   Entre no fórum/participe
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Como arrancar a pele de uma cobra

Cobras são muito comuns e geralmente não são protegidas pela legislação em várias partes do mundo. Apesar de terem seu propósito na natureza, elas têm uma carne deliciosa e suas peles são muito bonitas. No Oeste dos EUA, por exemplo, a cascavel cozida é chamada de "galinha da pradaria". Os passos a seguir vão lhe ensinar como esfolar, eviscerar e preparar a carne de uma cobra para fins culinários. Se a cobra não for uma cascavel, estas instruções ainda se aplicam, com a exceção óbvia dos passos relativos ao chocalho.

PASSOS:

1º - Remova a cabeça, a não ser que ela esteja sendo preparada para taxidermia. É sempre melhor trabalhar com uma cobra decapitada, pois até mesmo cobras "mortas" podem dar o bote, e as presas ainda são venenosas por um longo tempo. Ao remover a cabeça, todo o risco de veneno é removido.

2º - Lave o exterior da cobra com cuidado. Use água com sabão ou água pura. Só tome cuidado para remover todo o sabão da cobra.

3º - Faça uma incisão no centro da barriga através da pele, desde o pescoço onde ficava a cabeça até a base do chocalho. Na maioria das cobras, há uma pequena escama na barriga cobrindo a cloaca. Na imagem, é a última escama creme antes das escamas escuras da cauda. Simplesmente parta-a ao meio como o resto das escamas.

4º - Puxe a pele da carne manualmente, começando pela ponta onde ficava a cabeça, aplicando uma tensão uniforme para que a pele não rasgue. Separe a pele da membrana abaixo dela logo na altura da cabeça, pois você quer a pele limpa. O couro deve estar solto o bastante para sair facilmente da carcaça. Se a pele estiver meio presa, uma faca pode ser usada para soltar cuidadosamente os lugares mais difíceis. Normalmente, é possível remover a pele sem uma faca por toda a extensão da cobra, até a cloaca.

Quando chegar na cloaca, normalmente é necessário soltá-la da pele cortando em volta da abertura com uma faca. Continue a cortar até a base do chocalho. As inserções dos músculos do chocalho geralmente tornam esta parte difícil, e uma faca deve ser usada se a pele estiver difícil de remover, pois ela é especialmente delicada neste lugar.

Depois da pele ser removida de tudo exceto o chocalho, corte a cauda o mais perto da base do chocalho possível. Se a pele será guardada com o chocalho, ajuda deixar a parte de pele presa ao chocalho o mínimo possível.

5º - Remova as vísceras com as mãos, começando com a cabeça e fazendo um movimento de raspagem com a mão se algum órgão estiver difícil de remover. Tome cuidado na parte posterior do sistema digestivo da cobra, pois os excrementos podem cair sobre a carne.

6º - Lave a cobra eviscerada e esfolada em água fria para remover o excesso de sangue e outras substâncias indesejadas. As membranas e gordura são difíceis de remover das costelas e da espinha e podem ser cortadas agora.

7º - Corte a cobra em segmentos do modo mais conveniente para o método desejado de cozimento.

DICAS:

Quando for tratar uma cobra fresca (que não foi previamente congelada), é melhor esperar uma hora ou duas depois de matar a cobra, antes de começar a esfolar. É incrível o quanto uma cobra morta pode ter espasmos, o que torna difícil fazer uma incisão reta.
Algumas pessoas preferem descansar os pedaços de cobra cortados em salmoura por um dia ou dois para remover traços de sangue e o gosto de caça da carne.
As cobras podem ser congeladas; a carne não é danificada, nem a cor da pele.
Quando for cortar a cobra em pedaços, faça os cortes entre e no mesmo ângulo que as costelas, para evitar seccioná-las. Se as costelas forem partidas, pode ser difícil de removê-las da carne depois de pronta.
A cobra tem um gosto entre frango e peixe, podendo ser preparada para parecer com qualquer um dos dois.
Se a cobra se picou ou foi picada por outra cobra venenosa, o cozimento normalmente remove todo o veneno. Se ver marcas de mordida, proceda com cuidado.
Não mate as cobras desnecessariamente. Elas controlam várias pragas, entre elas ratos.

AVISOS:

Tome cuidado ao manusear ou despachar qualquer cobra, especialmente as venenosas.
Verifique as leis locais sobre a captura de cobras selvagens.
Tome cuidado com a faca!

MATERIAIS NESCESSÁRIOS:

Uma cobra fresca ou congelada
Uma faca afiada
Um estômago forte

FONTE: pt.wikihow.com/Arrancar-a-Pele-de-uma-Cobra

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Seguir no Twitter Curtir Bushcraft Minas no Facebook

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Google +

Seguir no Twitter Youtube inscreva-se no Canal de Bushcraft Minas

Seguir no Twitter Seja amigo de Bushcraft Minas no Orkut

tags: Bushcraft ,bushcraft ,facas , sobrevivencia ,tecnicas de sobrevivencia,sobrevivencia na selva,
selva ,agua,fogo,comida,alimento,abrigo,sinalização,orientação,mochileiro,escoteiro,pescador,
montanhista,militares, mateiro,camping,mata ,mato ,floresta ,faca ,facao ,ray mears ,bear grylls ,
company ,magazine, equipment , equipamento ,skill ,machado ,pederneira ,fazer ,minas ,mateira ,
arte ,armadilhas ,armadilha ,fogueira, sobrevivencialismo ,gerais ,Trekking ,

Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário