Página Inicial / homepage  -   Entre no fórum/participe
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

sexta-feira, 30 de março de 2012

Nós de Náutica

Nós
Porque náutica tem que saber...


Náutica sem nós, parece incompleto. Então aí vai, mas...

O que é um nó?
Nó é aquilo que acontece na cabeça de quem aprende a dar nós, mas não os utiliza com freqüência.
É como aprender a dirigir carro, e logo depois passar meses sem dirigir novamente. Esquece.

Lição número 1: Atando as corda

Antes de aprender a dar nós, saiba que em um barco não se chama uma corda simplesmente de corda.
Não existe corda em um barco! Um barco só tem cabos.

Aquelas cordas que V. vê por todos os lados em um veleiro, não são cordas. São cabos.
Quando alguém fala "naquela corda ali", já se entregou: é marinheiro de primeira viagem. E como soa mal...

Três exceções: Corda do sino, do relógio e a de enforcar quem chamar um cabo de corda.

Cometa erros gramaticais. Até pode esquecer os plural tudo. O comandante vai entender... Mas, pelamordedeus, não chame um cabo de corda. Soa muuuuuito mal. Pior que esses erro tudo.
Obs.: os erros gramaticais dos outros itens não são propositais ;)

E mais uma: não se ata um cabo. Os cabos são amarrados.

Por que V. quer aprender a dar nós?

Opção 1 - Você "não é do ramo" e quer dar uma boa impressão quando for velejar no barco de um amigo: aprenda o Lais de Guia e a Volta Falida (nos desenhos abaixo chamada de "nó em 8").

O Lais de guia é o nó mais utilizado em um veleiro. A Volta Falida serve para amarrar o barco ao trapiche, ou mais especificamente, para fixar a amarra (cabo) ao cunho ("aquela peça" sobre o convés - veja o desenho).

Opção 2 - Passatempo: comece pela falcaça. É um trabalho de comandante meticuloso, pra não dizer chato. Leva-se um certo tempo para deixá-la bem parelha.

A extremidade dos cabos tende a desfiar. A falcaça é a maneira mais nobre de evitar o problema. Mais tradicional ou chique.

Mas há outras maneiras: se o cabo for de nylon (qq material sintético), coloca-se sobre o fogo (isqueiro ou fogão). Se V. não tiver paciência de ficar mantendo-o um pouco longe do fogo, vai ficar preto na ponta. Pode-se também empapar a extremidade de um cabo de nylon com álcool e tocar fogo.

E pode-se também simplesmente enrolar um esparadrapo na ponta do cabo. Ou enrolar um esparadrapo largo, bem esticado, e cortar um pedaço (1cm) do cabo fora, deixando a ponta "bem reta".

E tem ainda o tal do shrinkable. É um tubo (mangueirinha) de plástico flexível, de parede bem fina, termocontrátil. Como se fosse uma capa de revestimento plástico. Enfia-se a ponta do cabo em um pedaço desta capa e esquenta-se com um isqueiro até que ela se encolha (to shrink = encolher).
Encontra-se isso nas lojas de material elétrico/eletrônico (usado p/formar feixes de fios). É muito prático mas não é tão tradicional como uma falcaça.

É preciso gastar um tempo pra fazer a falcaça bem feita. Mas fica bem bonito. A falcaça deve ser feita com um cabinho (ou cordão) de diâmetro muito menor do que o cabo a falcaçar.

Opção 3 - Você pretende ser velejador. Siga a opção 1 e aprenda também o Nó Direito (para emenda de cabos de igual diâmetro - é o nó mais básico), a Volta do Fiel (para fixar a amarra a um poste, mas prefiro o Lais de Guia), o Nó de Escota (p/emendar cabos de bitolas diferentes), o Nó de Correr (aí abaixo chamado Movediço), a Volta do Fiador (conhecido também por Nó 8, serve para fazer volume na ponta do cabo e assim não deixá-lo escapar por um moitão, p. ex.).

E quanto ao resto dos nós que mostramos aí abaixo?
Esqueça!...
Estão aí só pra quem olhar de relance achar que o popa.com.br tem bastaaaaaaaante nós, como se imagina que um site náutico deva ter.
Talvez haja mais um pra aprender bem: nó do sapato (tênis): já vi gente tropicando no convés pela falta de um nó decente no tênis.

Aprendizado e Teste
Na fase de aprendizado tenha sempre um cabinho no bolso. Quando puder, treine. Treine por várias semanas para ficar bem gravado, mesmo que tenha aprendido todos logo no primeiro dia.

Use um cabinho de meio-metro, com uns 3 ou 4mm de diâmetro. Depois é bom treinar com um de 8 ou 10mm também.

Para saber se Você já aprendeu, de verdade, faça o nó de olhos fechados, depois de 1 mês sem dar nó algum, enquanto presta atenção em outra coisa.

Quando um nó é necessário, via de regra tem que ser feito rapidamente, enquanto V. pensa em outra coisa. Muitas vezes Você estará mal acomodado, dependurado, com o barco balançando, à noite...

É bom testar em situações "menos confortáveis", como se imaginando sua filha adolescente lhe dizendo que vai morar no exterior já a partir do mês que vem. Se não conseguir, insista. Com o nó. Quanto à sua filha, pode desistir de negar, já "de cara".

E mais um detalhe: treine os nós como se estivesse utilizando-os em um barco: o Lais de Guia p.ex., deve ser treinado amarrando-se um cabo ao pé de uma cadeira, como se fosse um poste no trapiche, ou passando o cabo através de uma argola, como se ela fosse o ilhoz de uma vela.

Não se esqueça de aprender a desfazer os nós também. E rapidamente.

Boa sorte!




E tem ainda o nó de caminhoneiro, em duas versões. É mais do que um nó, talvez uma amarra.
Na versão em P&B, o passo B é mais simples de fazer, de início, mas difícil de desmanchar. Na versão em laranja, a alça simples que substitui o nó do passo B em P&B, se desmancha sozinha.

O truque destes nós é a multiplicação da força aplicada pelo princípio das roldanas móveis (coisa que aprendemos no Segundo Grau). Funciona como a talha usada em oficinas para levantar motores.

Cada volta pelo olhal e seio do cabo (em D aí acima) multiplica a força aplicada por dois (2,4,8,16...). Mas tem um detalhe: na talha existem roldanas para eliminar o atrito. Dependendo do tipo de cabo utilizado, as múltiplas voltas no nó geram tanto atrito contra o olhal e o seio que com mais de duas pode ser impraticável tracionar.

Uma grande aplicação do nó de caminhoneiro é para puxar algo muito pesado para a força disponível. Se houver um ponto de apoio, use este nó para multiplicar a força. Imagine retirar d'água carreta & barco em uma rampa quando o carro não consegue puxar (fica patinando). Um nó desses dividirá o peso da carga a tracionar por dois.


»»---------(Bushcraft Minas)------>

Texto e Foto - Reprodução

Fonte: www.popa.com.br - por Danilo Chagas Ribeiro

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário