Página Inicial / homepage  -   Entre no fórum/participe
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

sábado, 17 de março de 2012

O que é Montanhismo?

Montanhismo é o nome que se dá ao ato de se galgar montanhas, seja por uso de equipamentos técnicos ou não. Por diversas vezes o termo é confundido com o alpinismo.

O nome "alpinismo" é o mais popular devido aos Alpes, onde, praticamente deu-se início a prática das escaladas em montanha. Por causa de sua popularidade este termo não é designado para caracterizar apenas as escaladas feitas nos Alpes, mas em todas as rochas e montanhas do mundo.

Alguns termos como "andinismo", e "himalaismo" também são empregados mas não obtiveram a mesma popularidade.

O montanhismo é uma espécie dentro do gênero do excursionismo. O excursionismo é uma atividade que engloba diversas outras como por exemplo o campismo, a espeleologia, a canoagem, a caminhada por trilhas, o mergulho e também o montanhismo.

Geralmente, o termo excursionismo pode substituir o termo montanhismo. Isto geralmente acontece e um exemplo claro disso são os nomes das associações de excursionistas onde a atividade de escalar montanhas prevalece.

Na Natureza e devido à sua inteligência, o ser humano está numa constante procura de emoções e sensações. Traçando objetivos diversificados, o homem desafia limites, compete energicamente de forma a alcançar metas impensáveis e atinge horizontes nunca antes conseguidos.

Esta atração pela superação, pelo prazer de ir mais além e de ser autêntico acompanhou desde sempre o ser humano.

E, como sinónimo do exposto, hoje em dia, existem os mais diversos esportes radicais (de aventura) praticados, entre eles, o Montanhismo.


»»---------(Bushcraft Minas)------>

Texto e Foto - Reprodução

Fonte: Web

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário