Página Inicial / homepage  -   Entre no fórum/participe
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

quinta-feira, 29 de março de 2012

Trekking para Iniciantes

Uma atividade tão antiga quanto a humanidade foi redescoberta: caminhar. E não estamos falando de passear no shopping ou de ir a pé para o trabalho. A versão moderna da caminhada é chamada de trekking e tornou-se uma atividade tão popular no Brasil que existem até associações e campeonatos organizados da modalidade. Os mais de 300 000 brasileiros adeptos do esporte se autodenominam, com orgulho, de trekkers. Para entrar nessa categoria, não há limites de idade ou necessidade de preparo físico especial. Basta a disposição. O trekking consiste em sair andando em grupo a fim de explorar a natureza ou cumprir um roteiro. O que conta é a experiência vivida durante o trajeto: a paisagem, a emoção de perder a trilha e depois reencontrá-la, o desafio físico de alcançar o pico de um morro e a possibilidade de ajudar um companheiro a transpor um obstáculo. É um misto de aventura, esporte e turismo.

O Brasil é o lugar perfeito para isso. Em todo o país existem áreas em que a natureza ainda se oferece à descoberta, com caminhos dos mais variados níveis de dificuldade e tempos de percurso. "Temos morros para ser escalados, corredeiras para ser atravessadas, pontes pênseis, cachoeiras, a maior selva do planeta, cânions, vales, lama e dunas", diz Esdras Martins, organizador de um campeonato de caminhada. Há pelo menos três maneiras de explorar essa diversidade a pé. A primeira é encontrar os lugares, perto de casa, com trilhas na mata que possam ser exploradas com segurança. Qualquer centro urbano no Brasil, inclusive São Paulo, tem opções para isso.

A segunda maneira de praticar o trekking é contratando os serviços de um guia ou de uma agência especializada, que elaboram roteiros curtos, de poucas horas, ou mais longos, que podem durar vários dias. Nos trajetos curtos, a proposta é simplesmente dar um passeio, supervisionado, por lugares com vistas exóticas. Nos percursos mais longos, chamados de travessias, o objetivo é partir de um lugar específico e chegar a outro, mais distante, atravessando regiões de paisagem exuberante, como a Chapada Diamantina, na Bahia, ou o Deserto do Jalapão, em Tocantins.

A terceira opção para praticar trekking são as competições conhecidas como enduro a pé, cujo objetivo é fazer um percurso no tempo exato estipulado pelos organizadores. A caminhada é um esporte saudável, barato e universal. O equipamento básico consiste em uma garrafa de água e tênis confortáveis ou botas de caminhada, úteis para proteger os pés e evitar torções do tornozelo.

Os benefícios para a saúde são mais do que conhecidos. Emagrece, fortalece a musculatura de panturrilhas, coxas e glúteos, diminui os riscos de sofrer problemas cardíacos e relaxa.


»»---------(Bushcraft Minas)------>

Texto e Foto - Reprodução

Fonte: www.trilhaseaventuras.com.br

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário