Página Inicial / homepage  -   Entre no fórum/participe
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Tucumã

O tucumã é nativo do Amazonas, sendo comum em regiões descampadas, com solos pobres e degradados.
Grande palmeira, estipe isolado, alcança de 10 a 15 metros de altura, sempre provida de espinhos longos e finos, dispostos na metade superior do tronco. Folhas com bainhas dilatadas.
Flores reunidas em inflorescência do tipo cacho.
Produz um fruto, tipo drupa, oval de casca alaranjada. Polpa comestível, amarelada e oleosa. É muito apreciado pelo caboclo local, acompanhado de farinha de mandioca. A polpa tem um sabor que lembra o do damasco. Frutos extremamente ricos em vitamina A.
Frutificação de verão a outono.
Suas folhas, maceradas, fornecem uma fibra resistente utilizada no artesanato de malhadeiras e redes de dormir.
O fruto tem grande valor nutritivo, e pode ser consumido na forma de sorvetes, doces e compotas. Com a polpa, pode-se preparar o "vinho de tucumã".

Nome científico : Astrocaryum aculeatum


»»---------(Bushcraft Minas)------>

Fonte: Internet

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

Caroá

O Caroá é uma planta terrestre ou saxícola, nativa do Nordeste do Brasil. Possui poucas folhas lineares e acuminadas, dispostas em roseta, inflorescência laxa com 25 cm de comprimento e com até 60 flores, de sépalas vermelhas e pétalas purpúreas. Suas folhas fornecem longas fibras, de grande resistência e durabilidade. Também é conhecido pelos nomes de carauá, caruá, caroá-verdadeiro, coroá, coroatá, crauá, croá e gravatá.
Entre as plantas da caatinga que são utilizadas para produção de artesanatos, o caroá (Neoglaziovia variegata (Arruda) Mez) é uma das que mais se destaca. O caroá é uma Bromeliaceae nativa da caatinga com ocorrência, principalmente nas caatingas do Piauí, Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco. A principal característica do caroá é a emissão de rizomas em suas raízes. Esses rizomas são fonte de alimentos para muitos animais silvestres, principalmente para o caititu. Suas flores são fonte de alimentos para inúmeros pássaros e insetos da caatinga. As folhas são utilizadas pelos agricultores para obtenção de fibras empregadas na confecção artesanal de cordas, barbantes e outros utensílios utilizados pelos habitantes da caatinga. Atualmente a fibra do caroá teve sua utilização substituída pela fibra do sisal. Nos períodos de seca severa na caatinga os animais silvestres como o caititu e o veado catingueiro consomem as folhas do caroá para escapar da falta de água na caatinga.


»»---------(Bushcraft Minas)------>
Fonte: Internet

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Tocandira - Formiga-cabo-verde

A formiga Paraponera clavata é muito conhecida por seu tamanho gigante e a picada severa. Operárias apresentam entre 18 a 25 mm, coloração avermelhada-escura, guardando diversas semelhança com as vespas. Apresenta os mais variados nomes vernaculares, de acordo com a região: Tocandira, tocanera, tocantera, tocainará, tocanguira, tocanquibira, saracutinga, tracutinga, tracuxinga, formigão, formigão-preto[1], tocandera, tucandeira, formiga-cabo-verde, chia-chia, naná, tec-tec. Em inglês, é conhecida como Bullet Ant ("Formiga Bala"). Em espanhol, é conhecida como Hormiga bala.

Etimologia

"Tocandira", "tocanera", "tocantera", "tocanguira" e "tocanquibira" vêm do tupi tukã'di, que significa "fere muito"[2]. "Tracutinga" e "saracutinga" vêm do tupi taraku'ting.

Taxonomia

O gênero Paraponera F. Smith pertecence à recente subfamília Paraponerinae (antigamente pertencia à subfamília Ponerinae (Bolton 1994)), que contém uma única espécie: P. clavata. Já foi denominada Formica clavata Fabricius, 1775.

Organização Social

Paraponera é eusocial, embora relativamente primitiva. A rainha é ligeiramente mais larga que as operárias (modificação para produção de ovos). As colônias maduras são pequenas e contém "poucos" milhares de formigas. As operárias apresentam tamanhos baseados na divisão de trabalho: as menores cuidam dos ovos e larvas e as maiores atuam como soldados protegendo o ninho, ou fazem os forrageios. Novas colonizações são iniciadas por rainhas solitárias, o que faz com que as colônias, depois de estabilizadas, apresentem monoginia, ou seja, uma única rainha acasalada produzirá todos os ovos.
Tocandira (Paraponera clavata) é um inseto himenóptero classificado na grande família dos formicídeos, subfamília das poneríneas. De cor preta, chega a medir 25mm de comprimento. Ocorre da Nicarágua à Amazônia, região onde é também conhecida como tucandeira, tucanaíra, formiga-agulhada, formiga-cabo-verde, formiga-de-febre, formigão e outros nomes. Dentro das matas, onde vive, a tocandira constrói ninhos subterrâneos na base das árvores, cujas copas utiliza para forragear. A maioria de suas atividades restringe-se ao período noturno. As picadas no homem causam manchas e calombos na pele, mal-estar generalizado e vômitos. A dor, profunda e penetrante, é sentida por períodos de 12, 24 ou até 48 horas. Compressas de água quente, na região atingida, auxiliam a difusão e conseqüente neutralização do veneno. Algumas tribos de índios brasileiros, como a dos maués, submetem seus adolescentes a um rito de iniciação sexual que consiste em expô-los, a fim de testar sua valentia, às terríveis picadas da tocandira. Só os jovens que resistem à prova, por volta dos 14 anos de idade, são tidos por emancipados e aptos para o casamento.
Steve Brackshall explora a Amazônia em busca da venenosa formiga tocandira, a mais poderosa de sua espécie. Em um ritual indígena, ele será picado nas mãos por 300 delas e terá que suportar a dor. ( Veja Video acima )
»»---------(Bushcraft Minas)------>
Video - Reprodução
Fotos - Internet Fonte: Youtube Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário
















quarta-feira, 22 de agosto de 2012

SPOT Satellite GPS Messenger

O equipamento em si é um rastreador pessoal, leve (150g) e robusto, alimentado por 3 pilhas tipo AAA, que permite enviar mensagens pré-programadas para qualquer e-mail ou celular cadastrado pelo usuário. Desta forma, seu caminho pode ser acompanhado por quem você desejar, mesmo em áreas sem cobertura celular, uma vez que a comunicação é baseada na rede de satélites SPOT. Até 10 contatos podem ser adicionados para receber suas mensagens a partir das funções Estou aqui!, SPOT-me e Ajuda. Mensagens diferentes para cada função podem ser programadas e modificadas sempre que quiser acionando sua conta na web.

Bom, além de manter as pessoas informadas da sua posição, as funções Ajuda e SOS podem salvar as pessoas. A função Ajuda deve ser usada quando se estiver precisando de ajuda, mas que não necessite de um resgate ou envolva risco de vida. Esta função é indicada para avisar a amigos e/ ou familiares que precisa de assistência. A função SOS deve ser utilizada numa eventual situação de risco para que os serviços locais de emergência sejam acionados. Com base em sua exata localização e em informações pessoais, o Centro de Atendimento de Emergências notificará seus contatos cadastrados e as autoridades públicas locais informando a necessidade de resgate.Na versão 2, o SPOT vem com abas que protegem os botões desta versão contra acionamento indevido.

A Compra do aparelho deve ser feita diretamente pelo site da empresa, ou na rede de revendedores autorizados,onde você deve ativar uma conta e cadastrar seu aparelho.
A posição pode ser acompanhada facilmente pelo link que é gerado no perfil que você cadastra. O nível de detalhe da imagem será aquel disponível no Google Earth/Google Maps.

O site da empresa (http://la.findmespot.com/pg/) possui informações detalhadas, área de cobertura e o manual do equipamento para consulta.


»»---------(Bushcraft Minas)------>

Fonte: Blog: aventuramango

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

Ferramenta Múltipla Bull Dog - Nautika

• Alicate com cortador fio, chave phillips, abridor de latas, chave de fenda, serra, lima, lâmina pequena, chave de fenda pequena, abridor de garrafas, lâmina grande e conjunto com 11 chaves.

• Cabo de aço com aplique emborrachado antiderrapante.

material Lâmina de aço inox e cabo de inox com borracha texturizada anti-deslizante
tipo Múltipla
dimensões Fechado 11,5 cm


»»---------(Bushcraft Minas)------>

Fonte: Internet

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

Carregador Solar Green Line - Guepardo

O carregador solar Grren Line da Guepardo possui a patente da tecnologia do ajuste inteligente de voltagem que pode fornecer energia em diferentes níveis.
Possui 8 conectores para diversos tipos de celulares, aparelhos de MP3/MP4, cd players e outros aparelhos compatíveis, exclusivo conector para iPhone, iPod e iPad.
Aparelho compacto, leve e de fácil transporte.
Produto ecologicamente correto.

O Equipamento

O Carregador Solar Green Line é compacto, medindo 13,7cm x 7,9cm x 2,4cm e com peso de 560g. Possui 4 opções de voltagem de saída: 4.5, 5, 6.3 e 9v e é acompanhado de vários conectores para diversos equipamentos, incluindo iPod. O aparelho também dispõe de um led, que pode ser usado como uma mini-lanterna.

O princípio de funcionamento é comum a equipamentos desta natureza: a energia luminosa, ao incidir nos 2 painéis com células fotovoltaicas é convertida em energia elétrica e armazenada na bateria interna do equipamento.

O carregador pode ser alimentado na rede de energia elétrica antes da viagem, de forma que o usuário já poderá sair com uma carga completa na bateria e usá-la quando precisar.

material ABS à prova de fogo
tipo Carregador Solar
total de produtos 1 Carregador com 8 conectores
alimentação Bateria de litiun com carregamento solar
tipo de bateria Bateria de litiun com carregamento solar
dimensões (axlxp) 2,4 x 13,7 x 7,9 cm
peso do produto 0,560 kg


»»---------(Bushcraft Minas)------>

Fonte: Internet

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Como fazer anzóis com anéis de lata


Materiais necessários

 Alicate de corte;
 lixa para metal (ou grosa);
 anel de latinha de refrigerante;
Como fazer

Corte o anel da lata de refrigerante no formato que achar melhor:

Use as imagens e o video abaixo como referêcia

Se preferir pode cortar em outros formatos além destes acima, veja o vídeo abaixo:


»»---------(Bushcraft Minas)------>

Video - Reprodução

Fonte: Youtube/ Canal: hunteddown848

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

Tucano

O tucano é uma ave da Família Ramphastos. É muito conhecido por seu enorme bico (chega aos 20 cm). É uma ave muito bonita que causa admiração aos olhos de quem o vê. Diferente do que se acha, o bico do tucano não é pesado, pois é feito de tecido ósseo esponjoso, portanto não atrapalha o equilíbrio de seu corpo. Para dormir, o tucano leva a cauda até a cabeça e oculta o bico.
O tucano mede cerca de 65 cm, fora o bico. Existem 40 espécies catalogadas de tucano sendo as diferenças entre elas bem pequenas, somente na cor do bico, das penas e no tamanho. Quanto ao peso, o tucano chega a 520 gr.

O tucano vive nas florestas tropicais da América do Sul (principalmente Amazônia) e também nas proximidades da Argentina. Não se encontram tucanos em outros continentes. Aliás, os tucanos não suportam o frio.
Os tucanos se alimentam de frutos que encontram na natureza e quando estão com muita fome comem até insetos e filhotes de outras aves. O bico do tucano ajuda na alimentação, já que facilita a quebra de cascas de frutos mais rígidos e ajuda na mastigação de alimentos.

Na época da reprodução, a fêmea bota cerca de quatro ovos e a incubação demora cerca de 20 dias, período no qual o macho alimenta a fêmea, que fica chocando os ovos. Os ninhos são construídos em árvores. Os filhotes vivem nos ninhos até crescerem um pouco, quando começam a voar. Tucanos não são animais migratórios. Podem viver cerca de 40 anos.

As principais espécies de tucano são:

- Tucanuçu: mede 56 cm, que é o mais comum, tem o bico laranja.
- Tucano-de-bico-preto: Mede 46 cm, tem peito amarelo e branco.
- Tucano-de-papo-branco: mede 55 cm, apresenta as cores vermelha, amarela, e preto no bico.
- Tucano-de-bico-verde: mede 48 cm, e tem peito amarelo.

Em cativeiro, os tucanos se recusam a comer, pois perdem o ânimo e a vontade de viver, lugar onde ficam extremamente infelizes. Por esse motivo, não se deve tentar comprar animais exóticos como o tucano para criação.

O tucano vem sendo ameaçado de extinção, pois é muito procurado no mercado negro de animais exóticos. Na captura, os contrabandistas levam os ovos e animais adultos, sendo que a grande maioria morre (e os ovos são quebrados) devido às condições de transporte. Esse contrabando e ilegal, porém muito freqüente no país todo.


»»---------(Bushcraft Minas)------>

Fonte: Infoescola - Por Thais Pacievitch

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

Sucuri

A sucuri (Eunectes murinus) é uma serpente que pertence à Ordem Squamatam, da Família Boidae. São originais da América do Sul. Existem quatro espécies de sucuri, sendo que destas, três habitam rios, lagoas e alagados brasileiros. A sucuri tem hábitos semi–aquáticos.
Essa cobra não-peçonhenta é a segunda maior serpente do mundo, podendo chegar aos 9 metros de comprimento (fêmea), perdendo em tamanho apenas para a Píton, que vive na Ásia. Já o macho da sucuri atinge no máximo 4,5 metros. Têm hábitos crepusculares e noturnos.

As sucuris alimentam-se de capivaras, peixes, aves, felinos, veados, bezerros e até jacarés também fazem parte de seu cardápio. Para capturar sua presa, a sucuri costuma ficar a espreita nas margens de rios, lagos ou pântanos. Quando uma vítima se aproxima da margem, normalmente para beber água, a sucuri ataca, geralmente na região do pescoço. Em seguida, envolve o corpo da vítima e a aperta, matando-a por constrição. A presa pode ainda morrer afogada, puxada para o fundo do rio, lago ou pântano.
Vivípara, a sucuri gesta seus filhotes por aproximadamente 240 dias, sendo que, geralmente, têm de 20 a 30 filhotes por cria, que nascem no começo da estação das chuvas. Como as pequenas serpentes são vítimas de diversos predadores, poucas sobrevivem e chegam à idade adulta. Seus predadores são onças-pintadas, jacarés maiores do que ela e as piranhas (somente quando a sucuri apresenta ferimentos). Contudo, o maior predador das sucuris são os homens, seja por medo da serpente, seja por interesse comercial. A pele da sucuri é muito valorizada, inclusive no exterior.
As quatro espécies de sucuri são as seguintes:
- Sucuri-amarela (Eunectes notaeus) – encontrada no Pantanal.
- Sucuri-verde (Eunectes murinus) – vive na amazônia, e em alagados na região do cerrado.
- Sucuri-malhada (Eunectes deschauenseei) – vive na Ilha de Marajó.
- Sucuri-da-Bolívia (Eunectes beniensis) – encontrada na Bolívia.

Devido ao seu porte e as suas características, a sucuri adquiriu a fama de “comedora de homens”. São várias as histórias, muitas vezes fantasiosas, em relação a esse belo réptil. Na verdade, a sucuri costuma a evitar o contato com os homens, porém, considerando seu tamanho e seus hábitos alimentares, não seria impossível uma sucuri se alimentar de um ser humano. No entanto, não há registros comprovados de tal fato, apesar de serem inúmeros os relatos não verídicos.


»»---------(Bushcraft Minas)------>

Fonte: Infoescola - Por Thais Pacievitch

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

Jacaré-Açu


Nome científico: Melanosuchus niger
Classe: Reptilia
Ordem: Crocodylia
Família: Alligatoridae
Habitat: Rios e lagos da bacia Amazônica
Nome popular: Jacaré-Açu
Outros nomes: Caimão - preto, jacaré - aruará, jacaré - açu ou jacaré - gigante

Características: O seu corpo é preto com faixas amarelas. Os olhos e narinas são grandes e os permite ficar semi-submersos. Alimentam-se de caranguejos, peixes e pássaros. Para nadar, eles utilizam o movimento ondulante da cauda. O jacaré Açu é o maior de todos os jacarés, podendo chegar até 6 metros de comprimento e até 300 quilos de peso. A reprodução ocorre uma vez por ano, em média, as fêmeas pões de 40a 50 ovos. Os jacarés jovens devem ter cuidado, pois corre o risco de ser devorado assim que nasce por jibóias ou outros jacarés adultos. Sua média de vida é de 80 anos, mas pode chegar aos 100.
Hoje em dia, o jacaré Açu está ameaçado de extinção, pois seu couro é muito cobiçado e sua carne muito saborosa. Os fazendeiros geralmente os matam os matam porque representam perigo para suas criações. O jacaré Açu também é conhecido por ‘caimão-preto’, ‘jacaré-aruará’ ou jacaré-gigante.


»»---------(Bushcraft Minas)------>

Video - Reprodução

Fonte: Internet

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

Paulo Coelho mostra seu abrigo subterrâneo


»»---------(Bushcraft Minas)------>

Video - Reprodução

Fonte: Youtube/ Canal: MrRewisa

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

Como fazer uma barraca com lona preta


»»---------(Bushcraft Minas)------>

Video - Reprodução

Fonte: Youtube/ Canal: grupogatodomato

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

Lumix - Pastilha Gel

O Lumix é produto natural produzido a partir da cana-de açucar, durante a queima não gera fumaça, fuligem, gases tóxicos e odores e após queima seus resíduos não são tóxicos.
     Apresenta composição química com 92% de Álcool Etílico, 8% de Estabilizante, responsável em manter o produto no estado sólido e corante.

Aplicação :

     As suas principais aplicações : acendedor de churrasqueiras e lareiras, aquecimento de alimentos, sinalizadores para sobrevivência e iluminação.

Vantagens Álcool Sólido x Álcool Liquido :

Obtenção de fogo com rapidez e praticidade;
Maior rendimento ;
Maior segurança durante a obtenção do fogo, e
Maior segurança durante o transporte e armazenamento.

 

Propriedades Físico-Químicas
Dados
Forma Pastilhas com 1,5 mm espessura e 4,5 mm de diâmetro
Cor Rosa
Odor Álcool Etílico
Aparência Sólida
Peso 21 g
Tempo de Queima 10 a 12 min.
Temperatura da Chama 580 a 600 oC
Aspecto da Chama Amarelo/laranja
Funcional 1 pastilha acende 5 kg de carvão seco em um período de 10 a 15 minutos

 


»»---------(Bushcraft Minas)------>

Video - Reprodução

Fonte: Youtube/

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

Como Fazer Um Chicote Com 3 Anzóis


»»---------(Bushcraft Minas)------>

Video - Reprodução

Fonte: Youtube/ Canal: lenofishermann

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

Técnica para Espantar Pernilongo e Borrachudos

Técnica para Espantar Pernilongo e Borrachudos


»»---------(Bushcraft Minas)------>

Video - Reprodução

Fonte: Youtube/ Canal:dsma19

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário