Página Inicial / homepage  -   Entre no fórum/participe
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

terça-feira, 6 de março de 2012

Obtenção de Água

Como encontrar água em um ambiente selvagem

por Charles Bryant - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Perder-se ou isolar-se em um ambiente selvagem é algo que pode acontecer com qualquer pessoa. Praticantes de caminhadas (em inglês), campistas, turistas e motoristas de fim-de-semana - todos estão sujeitos a circunstâncias imprevisíveis. Qualquer um deles pode acabar sozinho e perdido, confiando apenas em suas próprias habilidades de sobrevivência. A coisa mais importante que você precisa para viver é a água. Se você tiver alguns recursos e souber onde procurar, é possível encontrar ou coletar água boa para beber em qualquer ambiente da Terra.

Fotógrafo: Ayazad | Agência: Dreamstime.com
É melhor conseguir água de fontes que se movem rapidamente como esse rio acima

Para manter a boa saúde, o corpo humano precisa de, no mínimo, 2 litros de água por dia [fonte: Manual de Campo 21-76-1 (em inglês)]. Ao se perder em um ambiente selvagem, existem chances de você estar fazendo esforço ou de o clima frio ou quente estar afetando você. Tudo isso pode significar beber mais do que a quantidade mínima necessária de água. É fácil pensar que um ambiente frio pode apresentar menos risco, mas não é isso que acontece. Você pode transpirar menos, mas acaba perdendo água através da pele devido ao ar seco. Você também irá beber mais água se enfrentar ventos fortes.

O corpo tem cerca de 2/3 de água que ele utiliza para ajudar na circulação do sangue, na digestão dos alimentos e em outros processos internos. Se você utiliza mais água do que ingere, pode ter uma desidratação (em inglês). Com desidratação grave, as células se encolhem e a circulação pára, causando uma falta de fluxo de oxigênio nos músculos. A desidratação pode começar depois de uma pessoa ficar cerca de seis horas sem ingerir água, e mais do que um dia inteiro sem beber água é motivo para muita preocupação. O corpo humano consegue sobreviver somente três dias sem água.

Agora que você compreende a importância da água, já deve estar bem claro que o seu abrigo deve estar o mais próximo possível de uma fonte de água. Se você tiver sorte o bastante para encontrar uma fonte, terá que purificá-la. Rios e lagos claros podem parecer limpos, mas existem milhões de organismos na água fresca. Se você não purificá-la, poderá ficar doente devido à bactérias ou vírus presentes na água. Nascentes de água podem ser seguras, mas o ideal é se precaver.

Princípios fundamentais da água

­

A primeira coisa que você deve fazer se estiver isolado em um ambiente selvagem é encontrar uma fonte de água potável. As fontes mais óbvias são córregos, rios e lagos. Os animais sempre sabem onde tem água, então procure por rastros de animais. Vegetação em verde vivo é também um sinal de que há água por perto. Aglomeração de insetos (em inglês) pode ser um incômodo, mas também é um sinal de que a fonte de água não está muito longe. As rotas de vôo dos pássaros também podem apontar a direção certa. Quando fizer uma pausa para descansar, use a audição para tentar descobrir sons de água corrente e lembre-se de que a água sempre desce por um fluxo, então áreas mais baixas e vales são boas apostas.

Se encontrar uma área barrenta, pode haver água disponível no solo. Faça um buraco com cerca de 30 cm de profundidade e 30 cm de diâmetro e espere. Você pode se surpreender quando o buraco se encher de água. Essa água que vem do solo é barrenta, mas se você filtrá-la com algum pedaço de pano, ela ficará mais limpa e resolverá temporariamente o problema. Mas é importante lembrar que consumir água sem que ela esteja purificada pode ser um risco.

A água da chuva em quase todas as áreas rurais normalmente pode ser consumida sem risco de doenças. Se chover, utilize quaisquer recipientes disponíveis para coletar a água. Se você tiver um poncho ou puder encontrar uma folha de plástico, abra o material e amarre as extremidades em árvores, um pouco acima do chão. Ache um recipiente e amarre o poncho em uma inclinação com uma pequena curvatura para coletar e drenar a chuva. Se não puder encontrar um recipiente, amarre o poncho nivelando as quatro extremidades e faça uma curvatura maior; isso vai servir como um substituto de uma bolsa de água. Se a água da chuva estiver com um gosto um pouco diferente, é porque ela não possui certos minerais encontrados na água do solo e em córregos.

Se você estiver próximo de neve e de gelo, descongele-os e beba a água. Nunca coma o gelo, pois ele reduz a temperatura corporal e leva à desidratação. A neve e o gelo derretido também devem ser purificados se você possuir meios para fazer isso.

O orvalho também pode fornecer água potável. Antes de o sol surgir, amarre algum pedaço de pano absorvente ao redor das canelas e caminhe por alguma vegetação alta. Você pode conseguir água suficiente para uma manhã. A vegetação também ajuda a fornecer água. Frutas, cocos, cactos (em inglês), videiras, palmeiras e bambu podem ser boas fontes de água. Dobre o topo de uma árvore de bambu verde até cerca de 30 cm do chão e amarre. Corte alguns centímetros da ponta, coloque um recipiente embaixo e deixe durante toda a noite. No dia seguinte, você deverá ter uma boa quantidade de água clara e potável.

Mesmo em situações extremas, há alguns itens que nunca devem ser usados para se beber:

sangue urina líquidos de peixe água salgada álcool gelo fresco do mar

O gelo fresco do mar é leitoso ou cinza, possui pontas afiadas, não se quebra facilmente e é extremamente salgado. O gelo mais velho geralmente é sem sal e você pode identificá-lo por sua coloração azulada ou escura, pelas pontas arredondadas e por serem fáceis de quebrar. Assim como a neve, você deve derreter o gelo mais velho e purificá-lo adequadamente antes de beber.

Técnicas de coleta de água

Se você estiver isolado e não houver uma fonte de água fresca por perto, então você terá que trabalhar para coletar água. Existem algumas técnicas para se fazer isso, e não custa nada aplicar mais de um sistema. Quanto mais água você coletar, melhores serão as chances de sobrevivência.

Um jeito básico de coletar água é fazer um alambique subterrâneo. Para fazê-lo, é preciso de um pouco de folha de plástico, uma ferramenta para cavar, um recipiente, um tubo de beber e uma pedra.

Selecione uma área úmida que receba luz do sol durante quase todo o dia. Cave um buraco em formato de tigela com 90 cm de largura e 60 cm de profundidade, com um reservatório extra cavado no centro. O reservatório deve ser chato e grande o suficiente para segurar o recipiente. Coloque o recipiente no reservatório. Coloque o tubo de beber no recipiente e atravesse-o para cima e para fora do buraco principal. Coloque o plástico sobre o buraco e cubra as laterais com pedras e terra para mantê-lo no lugar. Coloque sua pedra no centro do plástico e deixe-a pendurada para baixo em cerca de 45 cm, diretamente sobre o recipiente para formar um cone invertido. Acrescente mais terra nas extremidades para dar estabilidade.

Algumas imagens neste tópico serão de utilidades,só de ve-las,dara para você obter conhecimento sem explicação,de como obter água,de tal forma também.

A umidade do solo reage com o calor do sol para produzir condensação no plástico. O alambique força a condensação a descer pelo plástico até o recipiente. Você também pode acrescentar vegetação dentro do buraco para aumentar a umidade. Apenas certifique-se de que as plantas não são venenosas. Use o tubo de beber diretamente do recipiente. Se não tiver um, você pode remover o recipiente e montá-lo novamente depois. Um bom alambique consegue produzir até um litro de água potável por dia.

Para uma água com gosto melhor, deixe-a descansar durante 12 horas se for possível. Você também pode fazer um filtro para remover quaisquer partículas visíveis.

Encontre uma lata grande, um tronco oco ou uma sacola de plástico (bambu oco também serve).
Faça de 5 a 10 buracos pequenos ao redor da base do seu recipiente e suspenda-o.
Encha-o com camadas alternadas de pedra, areia e pano.
Use camadas finas e grossas (quanto mais, melhor).
Despeje sua água no filtro e colete-a novamente em um outro recipiente embaixo.

A água deverá sair quase clara, caso contrário, você pode filtrá-la novamente. Acrescente carvão de uma fogueira para remover o cheiro. Apenas certifique-se de filtrar o carvão com algum pano. Esse método remove apenas os sedimentos grandes e melhora o gosto. Você deve sempre purificar a água fazendo uma fervura.

Mais técnicas de coleta de água

Se sua energia estiver baixa, você vai querer evitar as escavações envolvidas no processo do alambique subterrâneo. Você pode utilizar a técnica da transpiração para coletar água. Tudo o que você precisa é de uma sacola de plástico limpa.


De manhã, pegue uma sacola e amarre-a ao redor de um arbusto ou de um galho de árvore com folhas.
Faça um peso no interior com uma pedra para criar um ponto mais baixo onde a água será coletada.

Durante o período de um dia, a planta irá transpirar e produzir umidade que será coletada no ponto baixo. Faça um buraco para beber a água ou despeje-a em um recipiente para poder consumi-la mais tarde.

Se estiver perto da costa, um poço de praia é uma excelente maneira de conseguir água potável. Cave um buraco com 90 a 150 cm na depressão atrás da primeira duna de areia. Isso é normalmente a cerca de 30 m da linha da água. Coloque pedras na parte de baixo do poço para evitar que areia fique muito ativa e alinhe as laterais com madeira se for possível. Isso evita que as paredes se desmanchem. Em poucas horas podem ser extraídos até 20 litros de água filtrada. Se estiver muito salgada, você deve mover-se um pouco mais para trás da segunda duna de areia.

Essa técnica do poço funciona próxima de qualquer fonte de água. Cave poços de pântanos e lagos mais próximos da água do que na versão da praia. O mesmo método também funciona no deserto durante a estação úmida; apenas cave no ponto baixo entre as dunas, próximo da vegetação. Procure por solo úmido em leitos de rios secos e terá chances de encontrar água embaixo deles.

Purificando a água

Se você estiver perdido em um ambiente selvagem próximo de um rio ou de um lago, metade do problema estará resolvido. Para poder beber essa água com segurança você precisa purificá-la. A fervura é a melhor opção para tornar a água fresca segura (pelo menos 10 minutos em fervura). Naturalmente, ferver a água significa que você precisa de fogo e de um recipiente. Mas, na falta de um recipiente, você pode usar um dos itens abaixo:

lata de alumínio
lata de estanho
concha grande
garrafa de plástico
jarra de vidro

Use uma camisa ou outro pano para filtrar grandes partes de sedimento antes de ferver a água (acredite ou não, garrafas de plástico servem para ferver). Um método é encher completamente a garrafa com água, fechá-la e jogá-la no meio de alguns carvões quentes. A falta de ar na garrafa evita que ela derreta. Se você não tiver água suficiente para encher a garrafa, suspenda-a acima do fogo com uma corda para que as chamas não alcancem a parte de baixo. Se você não souber como iniciar um fogo, deixe a água sob o sol em um recipiente claro para ajudar a eliminar as bactérias.

Outra maneira de purificar a água é utilizar pastilhas de purificação. Muitas empresas as fabricam e elas são obrigatórias em qualquer kit de sobrevivência. As pastilhas utilizam iodo ou cloro para tratar a água. Muitas pessoas são alérgicas ao iodo, então certifique-se de que você não é alérgico antes de utilizá-las. Água turva quase sempre precisa de mais de uma pastilha para ser purificada e qualquer pastilha precisa de pelo menos 30 minutos para ser totalmente eficaz. Como a fervura, é melhor filtrar a água antes com algum pedaço de pano. Também é mais seguro beber água mais aquecida, então se ela for de um córrego, deixe que ela esquente um pouco no sol antes.

Ao colocar a pastilha na garrafa, agite um pouco da água na tampa e na área onde você coloca a boca. Após ferver ou tratar a água com pastilhas, despeje a água de um recipiente para o outro várias vezes. Isso irá adicionar mais oxigênio e melhorar o sabor.

PURIFICAÇÃO DA ÁGUA

Para se purificar a água, devemos ferve-la, mas existem outros meios químicos que têm como única contra-indicação a alteração do paladar: Ø Água oxigenada: uma colher de café para 1 litro de água Ø Sulfato de cobre: em solução 1/1.000. Ø Iodo: uma colher de café para 1 litro de água Ø Limão: bom contra os germes do tifo e da cólera. Ø Café: bom como desinfetante e preservativo. PRECIPITAÇÃO

Para se precipitar as impurezas da água, tornando-a boa para beber, joga-se um pouco de areia limpa na vasilha e espera-se.

Um pouco de café coado garante a conservação da água nos cantis e reservatórios por longos períodos de tempo.

CANTIL

Se você não dispuser de cantis adequados para a reserva de água, pode improvisa-los com cocos ou bambus.

FILTROS

Para se fazer um bom filtro na selva, toma-se uma vasilha qualquer e faz-se um furo na sua parte lateral inferior. Enche-se o fundo com seixos (fragmentos sólidos de rocha) e sobre estes se colocam seixos menores (pedregulhos). Depois se põe uma camada de areia limpa e uma camada de 10 cm de carvão poído e peneirado. Esse filtro assim construído pode durar anos, fornecendo sempre uma água boa para se beber. A figura mostra a água da chuva sendo captada diretamente no filtro fixado a uma árvore.

MINIFILTRO

Se a água que se quer beber é em pequena quantidade, até 300ml, pode-se faze-lo usando um chumaço de algodão ou gaze ou ainda algumas camadas de papel higiênico.

ANTENA D’ÁGUA

Para se captar a água depositada pelo orvalho (boa de se beber), arma-se uma antena d’água, o que pode ser feito de dois modos.

1) Amarra-se uma pedaço de plástico, de preferência preto, pelas pontas, em quatro paus fincados no chão, a uma altura de 50 cm do solo. Coloca-se no centro do plástico uma pedra, o que provoca um afunilamento, distante uns 30 cm do solo. Sob a ponta formada pela pedra coloca-se então a vasilha. O orvalho evaporado pelo calor do sol será recondensado em contato com o plástico e escorrerá para a vasilha em forma de água.

2) Cava-se um pequeno buraco no solo, o suficiente para ajustar a vasilha. Sobre o buraco arma-se uma pequena tenda com um pedaço de plástico. O funcionamento ser’o mesmo que no caso anterior.

Um item que sempre bom carregar nas trilhas ou acampamentos são estas pastilhas para purificação de água, são extremamente úteis quando sua origem é suspeita. Estes comprimidos da Clor-in são de proporção de 1 comprimido para cada litro de água, mas existem outros para diversas proporções.

Veja video abaixo:

Avaliação Clorin

Texto, video e Foto - Reprodução


»»---------(Bushcraft Minas)------>

Texto e Foto - Reprodução

Fonte: Web

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Seguir no Twitter Curtir Bushcraft Minas no Facebook

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Google +

Seguir no Twitter Youtube inscreva-se no Canal de Bushcraft Minas

Seguir no Twitter Seja amigo de Bushcraft Minas no Orkut

tags: Bushcraft ,bushcraft ,facas , sobrevivencia ,tecnicas de sobrevivencia,sobrevivencia na selva,
selva ,agua,fogo,comida,alimento,abrigo,sinalização,orientação,mochileiro,escoteiro,pescador,
montanhista,militares, mateiro,camping,mata ,mato ,floresta ,faca ,facao ,ray mears ,bear grylls ,
company ,magazine, equipment , equipamento ,skill ,machado ,pederneira ,fazer ,minas ,mateira ,
arte ,armadilhas ,armadilha ,fogueira, sobrevivencialismo ,gerais ,Trekking ,

Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário