Página Inicial / homepage  -   Entre no fórum/participe
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"

quarta-feira, 7 de março de 2012

Armas naturais da selva

Quando falamos em construir armas naturais na selva, é necessário transportar a nossa mente do século 21 para a Era primitiva. Pense nos homens das cavernas. Por milhares de anos, os humanos se protegeram e se alimentaram com armas e ferramentas feitas à mão a partir de recursos naturais. E, se um dia você estiver preso na selva com nada além da roupa do corpo, você terá de fazer a mesma coisa.
Felizmente, construir um arsenal requer certos suprimentos, alguns dos quais você consegue encontrar facilmente em qualquer lugar. Mantenha seus olhos atentos para uma madeira atraente, pedras e ossos de animais que servirão como as porcas e os parafusos de seus instrumentos.
Para facilitar o início do seu kit, existe uma ferramenta essencial em que você deve pensar primeiro: a faca. Por causa da sua variedade de utilizações, o utensíliooferece um serviço inestimável em situações de sobrevivência.

Embora ossos e madeira sejam adequados para fazer lâminas, as pedras são as que duram mais.

Para fazer uma faca selvagem, primeiro defina o formato geral com outra pedra ou osso pontiagudo

Para incrementar a lâmina, você precisará de três materiais indispensáveis:

  • rocha: uma pedra grande com um lado relativamente chato será a lâmina em si. Molhe-a para acelerar o processo de dar forma;
  • pedra de martelo: uma pedra grande e lisa usada para fazer o formato da lâmina a partir da rocha;
  • lascador de pressão: a ponta de um chifre ou uma rocha pontiaguda para afiar as extremidades da lâmina.
Caso encontre um grande osso de animal, quebre-o com uma pedra, então utilize um dos fragmentos como uma lâmina. Embora a faca de osso funcione bem, ela não resistirá ao uso repetitivo. Lâminas de madeira são igualmente fracas, mas você pode reforçá-las usando somente madeira de veio reto e secando-a sobre uma fogueira.
Agora você tem uma lâmina, mas vai se cortar se segurá-la com as mãos desprotegidas. Como anexar um cabo à sua faca? E quais outras armas com várias partes que você pode criar na selva? Leia abaixo para descobrir

Exceto em situações de emergência, matar animais na selva sem permissão é quase sempre ilegal. Ferir um animal sem matá-lo o torna perigoso. E o porte de qualquer tipo de arma também acarreta um risco de ferimento. Favor considerar este artigo apenas como informativo e não como um roteiro de treinamento.

Ferramentas de selva complexas

Já que não é possível encontrar fita adesiva na selva, você deverá fazer o seu próprio material colante para finalizar a faca e outras armas.

Os tendões de animais são as cordas naturais mais resistentes que podem ser encontradas na selva. Depois de esfolar um bicho morto, remova um nervo e deixe secar. Uma vez seco, quebre-o para dividir os tendões em cordas individuais. Para fortalecer os cordões, gire dois grupos deles na direção horária. Então junte os dois no topo e torça cada um deles na direção anti-horária. Pele crua e fios de fibras da casca interna das árvores também servem como material de amarração.

Use uma ferramenta de lascagem para refinar as extremidades da sua faca antes de amarrá-la em um cabo

Agora que tem corda disponível, prenda um cabo de madeira ou de osso à sua faca, em um processo chamado de amarração. Faça uma denteação na extremidade do cabo onde ficará uma ponta da lâmina. Segurando o cabo e a lâmina juntos, use a corda para amarrá-los de maneira segura.
Você também pode construir um porrete pesado para acertar e golpear animais lentos como marsupiais, porcos-espinhos e roedores. Com a sua faca, faça um entalhe em formato de V no topo do porrete ou encontre um galho rígido com uma ponta bifurcada e insira uma rocha arredondada nesse espaço. Use a sua corda feita à mão para fixá-la no lugar.

Você pode fazer um porrete com uma rocha e um galho bifurcado

Se você prefere imitar Davi e Golias, faça um estilingue, que consegue abater animais menores e velozes como coelhos e raposas a distâncias maiores. Da roupa que você está usando, rasgue um pedaço de tecido grande o bastante para envolver uma pedra do tamanho de um ovo. Amarre cerca de 16 cm de corda em cada lado do pano. Coloque uma pedra no saquinho de tecido e, segurando ambos os lados da corda com uma mão, balance o estilingue por sobre a cabeça como um laço. Quando obtiver impulso, solte uma extremidade da corda, deixando a pedra voar em direção ao alvo.
Uma arma similar, chamada de boleadeira, produz um efeito triplo. Junte três pedras e três cordas de 1 m de comprimento. Amarre a extremidade de cada corda em volta de uma pedra. Então, amarre os três cordões juntos em um único nó. Segurando a boleadeira por esse nó, balance-a sobre a cabeça e solte-a quando a mira estiver perfeita. Ou libere o seu Hércules interior, herói arqueiro da mitologia grega, e construa um arco e flecha que dará a você mais precisão a longas distâncias para derrubar animais perigosos ou matar algum deles para o jantar. Uma das armas mais antigas da história humana, um simples galho e uma corda, podem se tornar a sua defesa mais eficaz. Para virar um aprendiz de Robin Hood na selva, selecione um galho forte, porém flexível. Você precisará de um pedaço de aproximadamente 2 m de árvores como nogueira, carvalho, cedro ou vidoeiro.
Dobre-o vagarosamente para encontrar sua curvatura natural. Depois corte-o no formato de um arco delgado, com o centro sendo a parte mais larga com cerca de 5 cm ao longo dela. Faça entalhes em cada ponta onde o fio do arco estará. Pele crua funciona melhor para o fio da arma. Estique-a bem e amarre-a firmemente nos entalhes. Então esfregue a madeira com gordura animal para mantê-lo maleável.
As flechas deverão ter a metade do tamanho do arco. Para fazê-las, encontre os galhos mais retos possíveis e suavize as superfícies com a faca. Para a ponta, um osso pontiagudo ou uma pedra funcionam melhor. Perfure uma extremidade da flecha e insira sua ponta, amarrando-as juntas. Você pode acrescentar penas no lado oposto da flecha, chamadas de voadoras ou voadeiras, dividindo a madeira ou deslizando-as no lugar, mas não é necessário.

Texto e Foto - Reprodução - Web

Seguir no Twitter Siga Bushcraft Minas no Twitter
Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário